Mandaguari Preta (Scaptotrigona postica)
Também é conhecida pelos nomes de Mandaguari, Mijuí, Sanharão e Tibuna. É da turma das abelhinhas pretinhas e das invocadas também, ela defende muito a colonia atacando o possível invasor se enrolando nos cabelos e mordendo (não doí), principalmente tentando entrar nos orifícios (narinas e ouvidos).
Assim como a tubuna, a Mandaguari Preta exala um cheiro característico parecido com coco.
A ABELHA
As abelhas Mandaguari Preta possuem o abdome preto com listras claras amareladas ou ligeiramente prateadas e com as asas amarronzadas, ela mede de 5 a 7 mm.
Durante algum tempo fiquei chamando elas de Tubunas, mas após ser alertado de que as asas estavam meio amarronzadas demais para ser Tubunas me aprofundei mais e conclui que são Mandaguaris, mas com as listras abdominais um pouco mais claras que o amarelo que lhes são comuns, quase prateados.
Na Foto abaixo na imagem 1 elas estão totalmente Tubunas, na 2 ja estavam mais Mandaguaris e na 3 tem uma captura vídeo acima do momento em que uma bate as asas e mostra varias listras amareladas alem de que as asas estão bem mais amarronzadas agora.
Abaixo um vídeo delas quando a produção está atrasada.
COM QUEM ELA SE PARECE
Há muita semelhança entre as Scaptotrigonas tanto que foram criadas tabelas para comparar.
Ainda há a comparação com outras abelhinhas "pretinhas", com tabela também.
O TUBO DE ENTRADA
Seu tubo de entrada é como uma corneta, sempre muito aberta no final, mede de 3 a 4 cm , é bem largo (cerca de 2 cm).
O NINHO
As operárias constroem vários favos de cria (ou discos de cria) horizontais ou até espirais no centro do ninho. Esta câmara de cria é cercada por camadas de cera, chamado de invólucro, o que ajuda a manter um clima constante na câmara de incubação e no entorno deste invólucro são construídos potes de alimento com mel ou polem.
As rainhas são "Produzidas" em células reais (Realeiras), que são células de cria diferenciadas no tamanho (maiores) que recebem mais alimento e que já contem uma princesa se formando desde o inicio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário